1 de outubro de 2016

Pesquisa IBOPE revela qual deve ser a tendência da votação neste domingo



Após o último debate na RBS TV entre os candidatos a Prefeitura de Porto Alegre houveram migrações de voto útil para Raul e Marchezan, não foram alcançados pela pesquisa do Ibope, que realizou a busca dos dados anteriores aos dois fatos.

Última pesquisa IBOPE, do dia 30/09:

-Sebastião Melo, PMDB - 26%
-Nelson Marchezan Jr, PSDB - 18%
-Raul Pont, PT - 16%
-Luciana Genro, Psol - 12%

Sebastião Melo lidera as intenções de voto, já na segunda posição, há um empate técnico entre Nelson Marchezan Jr. e Raul Pont, entretanto a diferença em favor do candidato tucano aumentou. 

Luciana Genro ainda não está descartada do cenário de segundo turno, houve um crescimento de sua candidatura e a esquerda deve dividir seus votos entre Raul e Luciana, mas suas chances são pequenas, já que há uma diferença percentual considerável. 

Luciana e  Maurício Dziedricki (PTB), registram empate técnico e portanto estão tecnicamente com a mesma capacidade de votos. Maurício tinha 7% na pesquisa anterior e atualmente tem 9%, enquanto Luciana não teve alteração.

A partir de Luciana, na sequência, aparece Maurício Dziedricki (PTB), com 9%. Julio Flores (PSTU), Marcello Chiodo (PV) e João Carlos Rodrigues (PMN) têm 1% das intenções de voto. O candidato do PSL, Fábio Ostermann, não pontuou. Votos brancos e nulos somam 11% e 5% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Neste cenário disputam o segundo turno Melo e Marchezan Jr., o que é inédito, já que nas últimas décadas a disputa sempre passou pela "mão da esquerda".

O voto útil pode ser uma alternativa para o eleitor de esquerda, de modo a apoiar o candidato que está mais a frente. Raul (PT), que é o candidato com maior percentual precisará dos votos de Luciana, já que seu índice de rejeição chega aos 35% e certamente estes votos não virão de outro lugar.

Quanto ao cenário de segundo turno Melo venceria Luciana e Raul, mas empataria tecnicamente com Marchezan Jr. Este cenário mudou desde desde a última pesquisa do dia 23/09, o que demonstra um notório crescimento do candidato tucano que, venceria Luciana e Raul em um cenário de segundo turno. Dentro de poucas horas saberemos, portanto, se o voto útil de esquerda será adotado ou se haverá um segundo turno inédito na capital. 

Veja o cenário do Segundo turno, segundo a pesquisa IBOPE do dia 30/09:

- Sebastião Melo (PMDB): 37%
- Nelson Marchezan Júnior (PSDB): 32%
- Branco/Nulo: 24%
- Não sabem ou preferem não opinar: 6%

- Sebastião Melo (PMDB): 44%
- Raul Pont (PT): 29%
- Branco/Nulo: 22%
- Não sabem ou preferem não opinar: 5%

- Sebastião Melo (PMDB): 43%
- Luciana Genro (PSOL): 30%
- Branco/Nulo: 22%
- Não sabem ou preferem não opinar: 5%

- Nelson Marchezan Júnior (PSDB): 41%
- Raul Pont (PT): 32%
- Branco/Nulo: 21%
- Não sabem ou preferem não opinar: 6%

- Nelson Marchezan Júnior (PSDB): 40%
- Luciana Genro (PSOL): 31%
- Branco/Nulo: 23%
- Não sabem ou preferem não opinar: 6%

- Raul Pont (PT): 30%
- Luciana Genro (PSOL): 31%
- Branco/Nulo: 30%
- Não sabem ou preferem não opinar: 8%

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site