7 de outubro de 2016

Com apoio de Maurício, Marchezan torna-se favorito à prefeitura da capital


Como sabidamente já era esperado o PTB de Maurício Dziedrick, anunciou hoje que vai apoiar Nelson Marchezan Jr. (PSDB), da Coligação "Porto Alegre pra frente" (PSDB/ PP/ PMB / PTC), para o segundo turno da disputa pelo comando da capital. 

Maurício, ao final da eleição de domingo (2), já sinalizava em seu discurso um possível apoio a Marchezan, abordando com ênfase a necessidade de mudanças. O apoio acabou se confirmando hoje pela manhã.

Além do PTB, Marchezan recebeu também o apoio dos partidos que estavam com Mauricio no primeiro turno (PR, Solidariedade, PSC, PRP e PTdoB).

Este apoio representa hoje um percentual de 13,68% de votos válidos (resultado eleitoral do primeiro turno), que poderá ser decisivo no cenário de segundo turno. Entretanto sabemos que não existe transferência instantânea e certa de votos, mas certamente haverá uma plena mobilização nas ruas dos partidos e suas militâncias para apoiar a candidatura de Marchezan.

Marchezan soma apoio dos seguintes partidos: PMB, PTC, PSDB, PP, PTB, PR, Solidariedade, PSC, PRP, e PTdoB.

Na câmara, os partidos quem apoiam Marchezan somam 11, dos 36 vereadores eleitos em Porto Alegre. O PTB fez 4, PSDB fez 1, PP fez 4, PR fez 1, Solidariedade fez 1. Os partidos PMB, PTC, PSC, PRP, PTdoB não fizeram vereador.

O apoio conquistado pelo tucano o deixa como amplo favorito a vencer as eleições para a prefeitura de Porto Alegre, já que as votações de  Marchezan (29,84%) e de  Maurício (13,68%)  no primeiro turno somam exatos 43,52% dos votos válidos e que, se forem reproduzidos no segundo turno, poderão garantir a vitória de Marchezan.

Outro fator importante é o de que nem o PT, de Raul e nem o PSOL de Luciana apoiaram quaisquer dos candidatos neste segundo turno e que, portanto, o voto do eleitor de esquerda deverá ser branco, nulo ou alternativo a uma das propostas, mas sem a participação ou influência direta destes partidos.

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site