21 de março de 2016

Obama faz visita histórica a Cuba




Barack Obama faz história!

Um presidente dos Estados Unidos pôs os pés em Cuba neste domingo (20), pela primeira vez em 88 anos. Obama, que em 2008 ganhou a eleição com a promessa de dialogar com os países inimigos, fez história ao visitar a Ilha de Fidel Castro, buscando uma reaproximação entre os dois países.

Em discurso hoje (21), ambos os presidente demonstraram alinhamento em seus pronunciamentos em tom ameno e amistoso, porém ainda há muitas diferenças a serem resolvidas.

O Presidente Americano não chega para pedir ao líder cubano, Raúl Castro, uma mudança política em um dos regimes autoritários mais longos da história. Também não foi recebido com hostilidade: pelo contrário. Há uma verdadeira legião de fãs de Obama na Ilha. O presidente americano quer reforçar a aproximação entre os dois países. 

Um dos apelos da República Cubana é o fim ao embargo que já dura 54 anos. Trata-se de um embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos com o objetivo de prejudicar o setor público cubano, especialmente a saúde. O embargo foi assinado pelo então presidente americano John F. Kennedy em meio a guerra fria. 

Mas ainda é muito cedo para mudanças. Apesar desta visita ter um peso simbólico muito importante ainda há muitas diferenças entre os dois países e o fim ao embargo não depende tão somente de um "canetaço" do presidente Obama. Isso precisa ser aprovado pelo congresso americano e este pode ser um caminho bastante longo a ser percorrido, já que interesses estão em jogo e estamos em ano de eleições presidenciais nos EUA.

Nesta terça-feira (22), para reafirmar o bom relacionamento entre Estados Unidos e Cuba, o Tampa Bay Rays, da MLB, enfrentará a seleção nacional de Cuba em um amistoso de beisebol, às 14h30min no horário de Brasília, com transmissão da ESPN e do WatchESPN . O presidente americano Barack Obama, que acompanhará a partida, deverá fazer o tradicional lançamento da bola para iniciar a partida.

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site