16 de abril de 2011

PROFESSOR DEVE SER EXEMPLO PARA ALUNOS, NÃO AMEAÇA



Quero falar sobre o incidente ocorrido em Passo Fundo, quando uma adolescente de 11 anos foi flagrada sendo agredida (vídeo acima) pelo professor de Ciências da Escola Estadual Ana Luiza Ferrão Teixeira. Como sabemos, não é necessário alguém dar um soco em outra pessoa para que seja “agredida”. Basta alguém ser tocado, sem autorização da pessoa, para que seja considerada uma agressão.

Se assistirmos ao vídeo não saberemos o que motivou o comportamento deste professor (que reprovo totalmente). Mas é importante analisar o que está ocorrendo nas escolas e com os adolescentes hoje em dia. Também é importante analisar a postura dos professores.

A disciplina é algo que geralmente aprendemos em casa, com nossa família, com nossos pais. Entretanto nem todos os jovens são disciplinados ou comportados de acordo com o “padrão” da velha guarda. Como as escolas não são quartéis o nível de tolerância deve ser maior.

No meu tempo alunos indisciplinados não permaneciam na sala de aula. Mas nunca vi alguém ser empurrado e forçado a sentar eu sua cadeira Nós humanos somos animais lingüísticos e dialogar sempre foi o método mais adequado e eficiente para obter obediência e respeito. Quando o diálogo não funciona alguma coisa está errada. Principalmente tratando-se de uma sala de aula.

Não quero aqui condenar este professor, não sabemos o que ele passa no dia a dia, nem em sua vida pessoal e nem o que fez com que ele perdesse a compostura, entretanto essa não é a conduta de um mestre, que deveria dar exemplo não só através de seu conhecimento, mas com suas atitudes.

O que o professor fez foi errado e não há justificativas que defendam seu comportamento.

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site