19 de março de 2011

OUTONO COMEÇA NA NOITE DE DOMINGO


Variações climáticas e belas imagens marcam a estação no Sul

O outono começa às 20h21min deste domingo (20). A estação se caracteriza pela transição do calor do verão para o frio do inverno. Como o Sul do Brasil se encontra em uma região de "fronteira climática" entre o clima tropical do Norte e frio do Sul, a grande variabilidade térmica é ainda mais acentuada nesta época do ano.

De acordo com a Metsul, a perspectiva é que o fenômeno La Niña tenha continuidade no início do outono, mas deve enfraquecer bastante ao longo da estação. O calor, porém, não fica para trás. São esperados dias de calor em abril e maio, mesclado com dias frios, principalmente em maio e junho, com a entrada de massas polares no Estado.

Segundo a Metsul, o outono é marcado por frentes frias que se movimentam do polo, avançam rapidamente e resultam em mudanças bruscas de temperatura. O vento forte costuma acompanhar os ciclones extratropicais (sistemas de baixa pressão), fenômeno que se torna mais frequente a partir do outono e muitas vezes impulsiona o ar polar para o Sul do Brasil.

As rajadas costumam variar entre 50 e 100 km/h. Em casos mais extremos, as rajadas ultrapassam os 100 km/h no Sul e no Leste gaúcho, com danos e transtornos para a população. A Metsul prevê que o outono 2011 guarda semelhança com outros ocorridos em anos anteriores (1999 e 2008), quando foram registrados intensos ciclones na costa gaúcha.

Também no outono é comum haver grande diferença de temperatura entre a noite e o dia. Os nevoeiros, que devem ocorrer com maior incidência, são mais frequentes a partir de abril, quando as noites são mais longas e maior a incidência de frio.

Fonte: Corrêio do Povo

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site