21 de março de 2011

COLETA DE LIXO DE PORTO ALEGRE SERÁ MONITORADA PELA INTERNET


Moradores da Capital poderão controlar em casa os caminhões pela Internet e evitar que os detritos permaneçam nas ruas  

O cidadão porto-alegrense, com acesso à Internet, já pode saber qual é o melhor dia e horário para depositar seu lixo doméstico na rua. A prefeitura apresentou o novo sistema de rastreamento dos caminhões coletores na Capital, produzido pela Procempa. Com ele, o DMLU poderá monitorar o andamento e informar a comunidade sobre o serviço.

Para o prefeito José Fortunati a expectativa é de que reduzam as queixas sobre o recolhimento com a divulgação em tempo real da posição dos caminhões pelos 68 roteiros de coleta na cidade. "Se o caminhão passa às 18h na minha rua, não adianta eu colocar o lixo na calçada às 18h15min", exemplificou.

Fortunati lamentou o fato de a cidade ainda não separar bem seus resíduos. Apenas 100 quilos de lixo seco são separados entre 1,1 mil toneladas de resíduos domiciliares recolhidos ao dia em média. "Isso quer dizer que a maior parte das pessoas não faz o seu dever de casa. Temos que fazer mais", convocou o prefeito.

A baixa separação ainda resulta em serviço para cerca de 800 pessoas em 16 galpões de reciclagem. O diretor do DMLU acrescentou que o sistema de coleta será qualificado até o meio deste ano com a instalação de 1,2 mil contêineres, os quais servirão como coletores. "Esperamos que isso impeça que o lixo fique depositado nas ruas, calçadas e praças da Capital", declarou Mário Moncks.

Para consultar o rastreador, o cidadão deve acessar www.portoalegre.rs.gov.br e clicar no banner "acompanhe o caminhão via satélite". Depois de ler as instruções, basta aceitar em "clique aqui" e observar as rotas pelo mapa do Google. Para saber os dias e horários da coleta em cada bairro é preciso clicar em "domiciliar" ou "seletiva" no mesmo banner. Diante do espaço para consulta, digite o nome de sua rua e clique em "pesquisa".

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site