11 de fevereiro de 2011

MUBARAK CAI! APÓS 30 ANOS, PRESIDENTE RENUNCIA E TRANSFERE PODER PARA MILITARES


A VITÓRIA DA DEMOCRACIA

Finalmente! Após 18 dias de protestos do povo do Egito e pressão interminável contra o governo, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, renunciou ao cargo. Após 30 anos no poder, Mubarak transferiu o comando do país para o Conselho Supremo das Forças Armadas, foi o que informou o vice-presidente, Omar Suleiman, durante uma transmissão na rede de televisão estatal.

"Por causa das atuais circunstâncias no país o presidente Hosni Mubarak decidiu renunciar, e o alto comando do exército está assumindo o controle do país", disse Suleiman. A multidão de manifestantes reunida na Praça Tahrir, no centro do Cairo, vibrou com a notícia.

Ontem à noite, Mubarak afirmou num discurso que estava delegando poderes a Suleiman, mas não renunciou ao cargo, enfurecendo os manifestantes, que continuaram com os protestos mesmo em meio a pedidos das autoridades para que todos voltassem para casa e ao trabalho. Mubarak estava no poder desde 1981.

Essa é uma prova de que "o povo unido jamais será vencido". Quando o povo fica enfurecido, e articula-se em prol de um objetivo, não há soberano que suporte. Que isso sirva de lição aos atuais governantes e detentores de mandatos - PRESTEM ATENÇÃO: Aquele que não faz direito seu papel pode ser varrido do poder!

Por mais que a cultura entre Brasil e Egito seja diferente já assistimos grandes mobilizações, com milhares de brasileiros marchando juntos, como nas "Diretas Já" e conhecemos o poder da multidão nas ruas. Portanto é bom prestar atenção, pois o povo tem força, sim!

Os protestos contra o governo egípcio começaram em 25 de janeiro e deixaram pelo menos 300 mortos e muitos outros detidos e feridos. As informações da Dow Jones e da Al-Jazira.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site