31 de janeiro de 2011

DEPUTADOS GAÚCHOS TOMAM POSSE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Tomaram posse hoje, nesta segunda-feira (31), os 55 deputados estaduais da 53ª legislatura da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Destes, 33 já são parlamentares antigos da Casa. Os outros 22 são ocupadas por novos nomes, o que significa uma renovação de 40%. Dos novos integrantes, 17 são estreantes no Legislativo estadual, quatro foram reconduzidos ao cargo e um era suplente em 2006 e exerceu mandato durante a atual Legislatura.

Também hoje foi confirmado, através de simbólica eleição, o nome do deputado Adão Villaverde para a presidência da Mesa Diretora da AL. Um acordo pluripartidário firmado entre as bancadas da Casa já garantia que apenas uma chapa fosse apresentada, sendo eleita por unanimidade.

A base do governo é composta por 32 deputados das bancadas do PT, PDT, PTB, PSB, PCdoB e PRB. Com o número, Tarso tem aliados suficientes para obter maioria simples na apreciação dos projetos de lei no Parlamento.




ANÁLISE DO EDITOR:
O ano está apenas começando para Tarso e seu novo governo, entretanto o Partido dos Trabalhadores (PT), aprendeu com seu líder maior – LULA, como governar com eficiência. A composição com diversos partidos era um desafio aqui no Sul, sobretudo para a esquerda petista, tendência que agora é superada pelo "governador unânime".

Tarso, com muita habilidade, construiu condições favoráveis para governar e agora tem maioria simples na Assembléia, conquistando importantes aliados das siglas: PDT, PTB, PSB, PCdoB e PRB, somando ao todo 32 deputados da base do governo.

Além disso Tarso tem trânsito livre com a Presidente Dilma Rousseff, e pela primeira vez, o governo federal e do RS são do mesmo partido, o que favorece a vinda de recursos para o estado.

O PT gaúcho mudou e as ideologias ficaram de lado. O pragmatismo e a governabilidade são mais importantes. Bom para o PT e talvez ainda melhor para o Rio Grande. Vamos acompanhar!

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site