2 de dezembro de 2010

AFINAL, O QUE É WIKILEAKS?


Todos já devem ter ouvido falar, mas afinal o que é Wikileaks?

Wikileaks é uma organização especializada em usar a internet para revelar documentos secretos: sejam eles de empresas ou de governos. O criador é um hacker Australiano de 39 anos, Julian Assange, que já é considerado pela revista Forbes como uma das pessoas mais poderosas do mundo.

Julian Assange criou o Wikileaks em 2006, associado a um grupo de jornalistas e profissionais de várias áreas. Tudo que aparece dessa organização é uma página na Internet. Nela, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode ter acesso a todos os documentos que foram tornados públicos por ele e sua equipe. E graças a um sofisticado sistema de segurança essas informações podem ser visualizadas em qualquer computador.

Mas o Wikileaks não recebe documentos com qualquer tema, ele só aceita documentos secretos com teor político, diplomático, histórico ou relacionado à falta de ética. As fontes geralmente são pessoas ligadas às grandes empresas ou a instituições de governo, como forças armadas, diplomacia, justiça ou o legislativo.

Elas podem enviar os documentos usando a página da organização, através de correio eletrônico, ou, então, por uma caixa postal de verdade.

De acordo com a preferência da fonte ela pode optar ainda por centenas de colaboradores secretos espalhados pelo mundo que podem receber os documentos em mãos, que são digitalizados um de cada vez.

Os documentos são enviados através de um sofisticado sistema de codificação criado Assange, que “embaralha” o conteúdo dos documentos e, só depois disso, eles são enviados pela Internet até a caixa postal central do Wikileaks.

Atualmente Assange é procurado pela Interpol, por um crime de estupro na Suécia. Foi acusado de abusar de duas mulheres, mas ele nega a acusação e diz que essa é uma armação contra ele.
O vazamento de milhares de documentos do departamento de estado causou grande constrangimento à diplomacia americana em várias partes do mundo.

E vem mais por ai...o Kikileaks já anunciou que em janeiro divulgará os segredos de um grande banco dos Estados Unidos.

O irônico é que a arma usada por Julian para divulgar os documentos secretos, a internet, foi inventada pelos próprios americanos.

O Presidente dos EUA, Barack Obama, terá que comprar mais comprimidos para dor de cabeça! já não bastasse as heranças malditas de Bush, agora esse tal Wikileaks ainda vai dar muito que falar.

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site